terça-feira, 15 de novembro de 2022

ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE

 


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https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/WEB-EF_AF_CE_LGG_INOVA_8A_COMPLETO_4P.pdf


Habilidades:

(EF08AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de

matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas

• Artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira de diferentes épocas;

• Modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas

de matriz indígena, africana e afro-brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Objeto de Conhecimento: Elementos da linguagem

• Figurinos, adereços, maquiagem, visagismo, cenário e sonoplastia;


Artistas, grupos e coletivos cênicos: Trata-se uma ou mais pessoas envolvidas com a atuação e a

produção teatral.

Manifestações cênicas: Existem muitas formas de manifestação teatral cênica, sendo que cada uma

possui suas próprias características; portanto, são muitas as formas de se fazer teatro - teatro de sombras, teatro de bonecos, teatro experimental, teatro de rua, teatro musical, jogos teatrais, improvisação,

outros exercícios e vivências que mobilizem o público de alguma forma. O fazer teatral necessita de três

elementos para acontecer: um personagem (ator/atriz), uma ação e o público (que pode ser uma pessoa).

Matrizes estéticas e culturais: são formas de expressão cultural, de usos e costumes que englobam

a poética artística que representa uma etnia, um grupo, um povo, uma nação.

Matrizes Indígenas: O legado cultural dos povos indígenas tem singular relevância para a formação da

identidade cultural do povo brasileiro. O conceito de objeto de arte, para os povos indígenas, tradicionalmente, não existe. Tudo o que eles produzem, apesar de conter elevado valor estético, tem caráter utilitário. Nestas produções, utilizam tudo aquilo que é encontrado na natureza. A decoração de objetos, a

pintura corporal, os adereços, as vestimentas, histórias e cerimônias, apresentam estilos e composições

que passam de geração em geração.


Matrizes Africanas: As heranças culturais africanas são importantes marcos para a construção do patrimônio cultural afro-brasileiro. As influências das matrizes africanas estão presentes na nossa cultura,

história e identidade. Primitivamente, a produção artística africana, assim como a indígena, tinha caráter

utilitário, porém, com maior expressão nas esculturas em madeira. Atualmente, também utiliza materiais

disponíveis na natureza, contudo, agrega algumas técnicas mais avançadas, utilizando metais como

bronze, cobre, latão, ouro e prata. As diferentes formas de manifestação artística são passadas de geração em geração.

Matriz afro-brasileira: é o resultado da fusão de influências culturais diversas, trazidas ao Brasil, em sua

maioria, por povos das regiões central e ocidental do continente africano. Apesar da falta da registros do

que foi trazido, todas as histórias e tradições que resistiram e chegaram até os dias de hoje foram passadas oralmente de geração em geração, fundindo-se com outras culturas e formando novas expressões

culturais que hoje se caracterizam como genuinamente brasileiras. Dentro desta matriz existem cantos,

música, dança, instrumentos musicais, religiosidade, comidas, festas, modos de vestir etc.

Modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional:

Trata-se das particularidades relacionadas ao fazer artístico: Inspiração, criatividade, pesquisa, seleção e

escolhas dos modos de fazer - atuar, organizar, configurar, custear, divulgar, dividir tarefas e apresentar

um objeto artístico.

Figurino: São as roupas utilizadas pelos atores. Na encenação contemporânea, o figurino tem papel

cada vez mais importante e variado, tornando-se verdadeiramente a segunda pele do ator. Desse modo,

desde que aparece em cena, a vestimenta converte-se em figurino de teatro e é um signo sensível para

o espectador que ajuda na leitura da ação e no gesto do personagem.

Adereços: Acessórios ou objetos que compõem uma cena e/ou a caracterização de um personagem e

fazem parte da encenação teatral. Também são conhecidos por adereços de cena, de representação e/

ou do ator.

Maquiagem: Produtos aplicados sobre a pele do rosto e do corpo com técnicas e intenções específicas

como realce da beleza, disfarce ou caracterização de personagens.

Visagismo: Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias que procura harmonizar a identidade de

um indivíduo, considerando, principalmente, as particularidades de seu rosto e cabelos, mas também,

suas características físicas e psicológicas. Teatralmente, configura a aparência, a identidade e a ideia que

o personagem quer transmitir.

Cenário: Artisticamente, trata-se de uma ou mais estruturas ou ambientes que podem ser naturais,

construídos ou virtuais, que se convertem em signos sensíveis para o espectador, transformando o lugar

da apresentação teatral no ambiente a ser representado e que ajudam na leitura dos acontecimentos

artísticos. Diversos elementos fazem parte dele, como objetos, sons, luzes etc.

Sonoplastia: Conjunto de sons produzidos para uma obra cênica, baseada num roteiro, que utiliza diversos recursos (voz, música, sons corporais, ruídos, instrumentos musicais convencionais e não convencionais, objetos, máquinas, efeitos acústicos, efeitos digitais etc.)



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM l.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM


1. O que você entende por artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas?

2. O que você entende por matrizes estéticas, matriz indígena, africana e afro-brasileira?

3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena você conhece, ou já teve contato com apresentações presencialmente, ou pela internet/tv?

4. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem, ou já teve contato com apresentações presencialmente, ou pela internet/tv?

5. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês

conhecem, ou já teve contato com apresentações presencialmente, ou pela internet/tv?

6. O que você entende por modos de criação, produção, divulgação e circulação de espetáculos

teatrais?

7. Como você imagina os modos de criação, produção, divulgação e circulação dos espetáculos

teatrais dos grupos citados nas questões 3, 4 e 5?

8. O que você entende por organização da atuação profissional?


9. Apresente a sua definição de figurinos, adereços, maquiagem, visagismo, cenário e sonoplastia.

10. Dê exemplos de figurinos, adereços, maquiagem, visagismo, cenário e sonoplastia, que você se

lembra de ter visto presencialmente, na internet/tv.



ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Assista aos vídeos e observe as imagens e escreva um texto sobre suas impressões.



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II 

Habilidade:

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em

processos de trabalhos artísticos coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

Objetos de Conhecimento: Processos de criação

• Funções teatrais: (ator, figurinista, aderecista, maquiador, visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor, assessor de imprensa etc.);

• Processos de trabalhos artísticos coletivos e colaborativos.


ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

1. O que você entende por funções teatrais, processos de trabalhos artísticos coletivos e colaborativos, práticas e repertórios artísticos? Dê exemplos.

2. Quais são as diferenças e semelhanças entre o trabalho artístico coletivo e o colaborativo?

3. O que você entende por tecnologias e recursos digitais? Dê exemplos.

4. Quais tecnologias e recursos digitais você costuma utilizar para acessar e apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?

5. O que é ética para você? Qual a importância da ética no dia a dia?

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