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ATIVIDADES DO 1º BIMESTRE.
8º ANO - 1º BIMESTRE – MÚSICA.
Habilidades:
(EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia,
ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e
apreciação musicais.
Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem
• Elementos constitutivos da música – altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo
• Composição/criação e execução musical
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/
criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos.
Objetos de Conhecimento: Materialidade
• Instrumentos de matriz indígena e africana
• Timbres e características sonoras
Altura – parâmetro que organiza os sons em toda a vasta gama que vai do grave ao agudo.
Duração – parâmetro que auxilia na identificação do som no tempo. Resumidamente, um som pode
ser longo ou curto.
Intensidade – parâmetro que corresponde à relação entre sons fracos e fortes.
Timbre – parâmetro que descreve as características que determinado instrumento ou voz possui,
permitindo identificá-lo.
Melodia – a conexão de sons de diversas alturas, no decorrer do tempo, gera uma melodia.
Ritmo – combinação entre diversas durações, num determinado tempo. É a batida regular ou pulsação
da música (ouvida ou simplesmente sentida); é a organização do tempo, que pode ser acompanhada
com o bater dos pés e ou mãos.
Composição/criação – diferentes arranjos possíveis, entre os elementos da música.
Execução musical – ato de interpretar uma composição, que pode seguir rigorosamente as regras de
execução; seguir um arranjo; ou, ainda, ser feita de forma improvisada.
Apreciação musical – está relacionada à escuta atenta, ajudando os estudantes a atribuir sentido às
produções artísticas apresentadas durante as aulas, além de possibilitar que conheçam arte ao mesmo
tempo em que realizam suas produções.
INSTRUMENTOS DE MATRIZ AFRICANA
Os instrumentos musicais africanos baseiam-se numa grande variedade de instrumentos de percussão
como os membranofones – tambores; os idiofones – reco-reco; os xilofones – instrumentos
de madeiras percutidas; os aerofones – flautas; e outros instrumentos “mistos”, como a kalimba
e o pandeiro, por exemplo.
CARACTERÍSTICAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIVERSOS
Os instrumentos podem ser: acústicos, elétricos e eletrônicos; aerofones, cordofones, idiofones
e membranofones; harmônicos, melódicos.
Uma classificação tradicional, e até frequente no senso comum, é a que distingue instrumentos
de sopro (trompete, trompa, oboé, fagote etc.), de cordas (piano, violino, viola, violoncelo, baixo, violão,
viola caipira etc.) e de percussão (bongô, pandeiro, reco-reco, tamborim, caixa, atabaque etc.).
Há, ainda, uma classificação relacionada ao modo de tocar o instrumento: friccionando (cuíca, violoncelo,
serrote etc.); percutindo (piano, carrilhão, pandeiro etc.); pinçando (violão, cravo, alaúde, coto etc.).
Outra categoria distingue instrumentos harmônicos, que trabalham usando acordes, ou seja, fazendo
soar dois ou mais sons ao mesmo tempo (cavaquinho, banjo etc.), e instrumentos melódicos, que tocam
apenas a melodia, não realizando sequências de acordes sozinhos (voz, violino, flauta doce, oboé etc.).
Há, também, categorias internacionais convencionadas para a classificação do suporte sonoro,
onde se distinguem quatro grupos, segundo a característica física de produção do som: aerofones,
instrumentos que necessitam de sopro (trompa, gaita, clarinete, flauta doce etc.); cordofones, instrumentos
de cordas (violino, coto, harpa, piano, cravo etc.); idiofones, instrumentos cujo próprio corpo
em vibração produz som (xilofone, castanholas, prato, triângulo etc.); e membranofones, instrumentos
de membrana (tímpano, bumbo, caixa, atabaque etc.).
Instrumentos musicais acústicos: são todos os instrumentos que não precisam de utilização de energia
elétrica ou amplificadores para serem tocados. Exemplos: atabaques, xilofones, harpas, entre outros.
Instrumentos musicais elétricos: são instrumentos musicais que necessitam de energia elétrica e/ou
amplificadores elétricos para sua utilização. Exemplos: guitarras, órgãos e violinos elétricos, entre outros.
Instrumentos musicais eletrônicos: são instrumentos que necessitam, além da energia elétrica, de
recursos digitais como computadores ou celulares para a sua utilização; por exemplo: os sintetizadores
e samplers. Hoje o sampler é um software que se instala em computadores.
Habilidades:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz
indígena, africana e afro-brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetos do conhecimento: Contextos e práticas
• Usos e funções da música
• Contextos de produção e circulação
• Dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
(EF08AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de
circulação, nos contextos local e brasileiro, das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira, e
do conhecimento musical referente a essas práticas musicais.
Objetos do conhecimento: contextos e práticas
• Meios, equipamentos culturais e espaços de circulação da música
• Matriz indígena, africana e afro-brasileira
Usos e funções da música: entendemos que toda composição musical tem uma função, originalmente,
pensada pelo seu autor. Por exemplo: música religiosa, música cívica, música para entretenimento etc.
Já o uso que se faz dessas composições, pode variar de acordo com a intenção de quem as utiliza.
Contextos de produção e circulação: consiste em analisar atentamente diferentes elementos de
composições de diversos períodos e momentos estéticos, sociais e históricos brasileiros e de outros países,
ampliando a compreensão sobre sua utilização e a intenção artística implícita nas categorias musicais.
Diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e
que são quase indissociáveis. A arte, que circunda a vida em suas múltiplas dimensões, incluiu-se
neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma delas, a partir de experiências sensíveis.
• Dimensão Social: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
• Dimensão Cultural: considerar o ambiente em que se vive e a influência dos padrões culturais,
familiar e o tipo de música a que se é exposto.
• Dimensão Política: o viés político está ligado às influências culturais de outros estados, países.
• Dimensão Histórica: a relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e
acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do filme Titanic;
o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1 Ayrton Senna vencia uma corrida.
• Dimensão Econômica: tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural;
música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.).
• Dimensão Estética: está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente entre a música e as diferentes situações vividas.
• Dimensão Ética: esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à
não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela
sociedade, normalmente transmitidos no convívio social.
Meios, equipamentos culturais e espaços de circulação da música: os programas de auditório, o rádio,
a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular se configuram como os meios mais comuns para
a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais, compreendem os locais e as estruturas utilizadas
para o mesmo fim. Como, por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
Matrizes estéticas e culturais: formas de expressão cultural, de usos e costumes, englobando a
poética artística que representa uma etnia, um grupo, um povo, uma nação.
Matrizes Indígenas
O legado cultural dos povos indígenas tem singular relevância para a formação da
identidade cultural do povo brasileiro. De acordo com o IBGE, são 305 etnias indígenas, que falam
274 idiomas diferentes, que mantêm viva a cultura dos povos originários no Brasil e, portanto, se
somam às comunidades que atuam diariamente na salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.
O conceito de objeto de Arte, para os povos indígenas, tradicionalmente não existe. Tudo o que eles
produzem, apesar de conter elevado valor estético, tem caráter utilitário. Nesta produção, utilizam tudo
aquilo que é encontrado na natureza (madeira, fibras, sementes e frutos, cipós, folhas, resinas, couro,
penas, ossos, dentes, garras, conchas, terra, pedras etc.). Essa abundância de matérias proporciona
grande variedade de produtos como cerâmica, tintas, adereços, armas, barcos, vestes, instrumentos
musicais etc. Na decoração de objetos e pintura corporal, a geometrização é muito presente.
A produção musical também é utilitária, apresentando composições que passam de geração em
geração, e é baseada no canto e instrumentos de diferentes tipos: idiofones, que são instrumentos
que vibram por percussão ou atrito (chocalho); aerofones, que soam pela ação do ar soprado pela
boca ou nariz (flautas e apitos); membranofones, que são instrumentos que soam pela vibração de
uma membrana (tambores); e zumbidores, cujo som é obtido ao se girar rapidamente, no ar, uma
corda a uma pequena peça de madeira oval na ponta.
Matrizes Africanas
As heranças culturais afrodescendentes são importantes marcos para a construção do Patrimônio
Cultural Brasileiro. As influências das matrizes africanas estão presentes na dança, culinária, saberes, musicalidade,
artes cênicas e plásticas e no modo de vida, são parte da nossa cultura, história e identidade.
Primitivamente, a produção artística e musical africana, assim como a indígena, tem caráter utilitário,
porém, com maior expressão nas esculturas em madeira.
A arte africana também utiliza materiais disponíveis na natureza, contudo agrega algumas técnicas
mais avançadas, utilizando metais como bronze, cobre, latão, ouro e prata. Tanto na forma decorativa
quanto na pintura corporal, a geometrização é muito recorrente. A música ancestral é baseada
no canto e instrumentos de percussão, chocalhos e sopro.
Música Afro-Brasileira
A musicalidade afro-brasileira é o resultado da fusão de influências culturais diversas, trazidas, em
sua maioria, por povos das regiões central e ocidental do continente africano. Apesar da falta de registros
do que foi trazido por esses povos, o que resistiu e chegou até os dias de hoje foram, basicamente,
a instrumentação e suas respectivas sonoridades.
REALIZAR:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
QUESTÕES DAS ATIVIDADES.
QUESTÕES DA ATIVIDADE 1 - SITUAÇÃO 1.
1. Quais músicas indígenas ou africanas você já ouviu? Quando e onde?
2. Quais eram as etnias dos compositores dessas músicas?
3. Como você identifica se uma música é indígena, africana ou afro-brasileira?
4. Como você identifica elementos da música indígena nas produções musicais atuais?
5. Como você identifica elementos da música africana e em quais produções musicais atuais?
6. Quais músicas afro-brasileiras você já ouviu?
7. Quais instrumentos musicais africanos você conhece?
8. Quais são os instrumentos que os indígenas utilizam e como compõem suas músicas?
9. Quais são as finalidades das músicas produzidas pelos indígenas e africanos?
10. O que são os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo)? Para
que eles servem?
11. Você já participou de algum projeto de composição/criação, execução e apreciação musical utilizando
os elementos constitutivos da música? Comente como foi.
QUESTÕES DA ATIVIDADE 2 - SITUAÇÃO 1.
1. Quais imagens, sons e movimentos chamaram mais sua atenção?
2. O que considerou mais importante sobre o que o artista comentou sobre a música?
3. Qual é a relação da música com o corpo?
4. Além dos tambores, quais outros instrumentos foram utilizados?
5. Em que momentos existe uso de voz?
6. Comente como foi a percussão corporal. Consegue reproduzi-la?
7. Quais elementos constitutivos da música você percebeu durante a apreciação?
QUESTÕES DA ATIVIDADE 1 - SITUAÇÃO 2.
1. Quais as funções da música? Todas têm a mesma função? Comente.
2. Quais objetivos pode ter uma pessoa quando compõe uma música?
3. Em quais momentos da vida o uso da música é necessário?
4. Quais são os seus momentos especiais, quando as músicas são imprescindíveis?
5. Quando e com quais finalidades as músicas indígenas e africanas são utilizadas?
6. Como a música chega até você?
7. Quando e onde você assistiu uma apresentação de música “ao vivo”? Quais foram as músicas
apresentadas?
8. Quais lugares podem sediar um acontecimento musical?
9. Existe alguma tradição musical em sua casa?
10. Quais tipos de músicas você e sua família costumam ouvir?
11. Como você consegue identificar a influência de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras em
uma música?
12. Dê exemplos de músicas que você conhece e que apresentam essas influências.
QUESTÕES ATIVIDADE 2 - SITUAÇÃO 2.
1. O que você acredita que está sendo cantado na canção “Pasha Dume Pae”?
2. O que é semelhante e diferente na sonoridade das canções?
3. Na sua opinião, para que essas canções são utilizadas nas diferentes culturas? Em que locais e
momentos específicos elas são utilizadas?
4. Quais são os meios, equipamentos culturais e espaços de circulação deste tipo de música?
5. Você já presenciou alguma apresentação como as que aparecem nos vídeos? Comente.
6. Qual a sua experiência pessoal com canções de matriz africana ou indígena?
7. Por que é importante conhecer músicas dessas matrizes? Comente.
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